O herpes é uma doença infecciosa causada pelo vírus herpesvirus hominis. Produz quadro clínico variável que vão de benignos a graves. A infecção pelo Herpes vírus HSV-1 ocorre em 80 a 90% das crianças com menos de 10 anos de idade.
Após a infecção primária o vírus permanece em latência nos gânglios dos nervos cranianos e espinhais.Quando reativado por várias causas relacionadas à imunossupressão pode aparecer novamente na pele e mucosa.O vírus pode ser transmitido na ausência de lesões clínicas sem sinal de infecção.A duração da primo infecção é de 2-6 semanas com tendência à cura sem deixar sequelas. Na fase inicial, a presença de vesículas agrupadas pode ajudar no diagnóstico.
O tratamento com o uso de antivirais orais deve ser iniciado tão logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto deverá ser de menor intensidade e duração; evite furar as vesículas; evite beijar ou falar muito próximo de outras pessoas, principalmente de crianças se a localização for labial; evite relações sexuais se for de localização genital; lave sempre bem as mãos após manipular as feridas, pois o vírus pode ser transmitido para outros locais de seu próprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital.