A dermatite atópica é uma doença inflamatória que afeta pacientes desde os 4 meses até a idade adulta. Um paciente atópico é muito sensível e pode ter manifestações respiratórias como rinite, bronquite, asma e lesões de pele como a dermatite.
A partir dos 4 meses de idade pode surgir como um eritema (avermelhamento) e descamação no rosto, principalmente área das bochechas. Após os 2 anos até a adolescência a dermatite atópica aparece como avermelhamento e coceira nas dobras dos braços e pernas. Após a adolescência pode aparecer como coceira e espessamento da pele em qualquer parte do corpo, como rosto, pescoço, braços e pernas.
O tratamento consiste em procurar um médico dermatologista para obter informações sobre fatores que possam desencadear as crises. O tratamento consiste na administração de medicamentos tópicos como esteróides, imunomoduladores e loções hidratantes específicas para cada caso. Medicações orais como anti-histamínicos podem ajudar a melhorar o prurido, antibióticos orais também podem ser prescritos, em caso de infecção.
A dermatite atópica é uma doença muito comum e se tratada adequadamente pode ser controlada na maioria das pessoas.