Acne é uma condição comum da pele que afeta a maioria das pessoas em alguma fase da vida, sendo mais comum na adolescência. Acomete geralmente face e tórax. Além do incômodo das lesões, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico, com rebaixamento da autoestima e com cicatrizes que podem ser permanentes.
O tratamento é baseado no conhecimento de fatores etiopatogênicos, como colonização pelo Propionibacterium acnes, hipersecreção sebácea, inflamação e oclusão do orifício folicular. Os objetivos do tratamento incluem a melhora do quadro infeccioso e da aparência física, minimização de cicatrizes e prevenção dos efeitos psicológicos adversos. É muito importante o paciente estar ciente que o resultado do tratamento ocorre com o passar das semanas e não dos dias. Praticamente todos os casos de acne podem ser controlados e o médico dermatologista poderá identificar qual o melhor tratamento para cada paciente de forma individualizada.
A terapêutica pode ser feita utilizando o esquema com tópicos combinados , dentre eles os retinóides , ácido salicílico , antibióticos e peróxido de benzoíla, o uso de medicação sistêmica como pílulas anticoncepcionais , antibióticos orais e a isotretinoína, que é o tratamento que induz resultados mais duradouros.