A unha encravada ou onicocriptose decorre do crescimento da unha em direção à pele. É mais frequente nas unhas dos pé, dos 10 aos 30 anos, e em homens. A principal causa é a malformação ungueal, uso frequente que calçados apertados, traumas repetidos e corte inadequado dos cantos das unhas.
A forma correta de cortar é reta nos cantos e não arredondada. Inicialmente, detecta-se vermelhidão e dor no canto da unha, em seguida pode haver surgimento de tecido hipervascularizado no local (granulomas piogênicos), que tendem a sangrar e infeccionar com facilidade.
Nos quadros iniciais, um pequenino algodão pode ser colocado abaixo do canto da unha, para que a unha não “entre “ na pele. Casos mais avançados, exigem cirurgia. A cirurgia visa destruir parte da matriz ungueal ( local onde a unha se forma) para que a unha não volte a crescer nos cantos e o problema não volte a acontecer. A extração ungueal total geralmente não está indicada. Procure um dermatologista para avaliar qual o melhor tratamento para você.