Preenchimento

O preenchimento facial trata-se de uma técnica empregada para correção de sulcos/depressões, rugas e cicatrizes, por meio da injeção de substâncias sob a área da pele a ser tratada, diminuindo sua profundidade. O principal objetivo do preenchimento é repor o volume da face, melhorando seu contorno e forma. A principal substância utilizada é o ácido hialurônico. Este pode ser aplicado em áreas como sulco nasogeniano (bigode chinês), sulco lábio-mentoniano (ruga da marionete), olheiras, queixo, mandíbula, malar, zigomático, lábios e lobo da orelha. A durabilidade do preenchimento é de aproximadamente 12-18 meses. O médico dermatologista é o profissional que pode realizar avaliação global da face para indicar a melhor proposta de preenchimento.

Peeling Químico

O peeling químico é um tratamento que emprega o uso de ácidos em altas concentrações, diretamente em contato com a pele, capaz de promover a destruição controlada da superfície cutânea. É bastante utilizado para tratar poros dilatados, acne ativa, melhorar linhas finas, rugas profundas, manchas na pele e até cicatrizes. Existem peelings superficiais, médios e profundos, a depender do tipo e da concentração dos ácidos que são aplicados. A avaliação do médico dermatologista vai determinar qual o ácido que deve ser utilizado, a depender da necessidade do paciente.

Flacidez de pálpebras

A flacidez da região das pálpebras merece uma avaliação criteriosa do médico dermatologista. Quando há muito excesso de pele associado, a cirurgia plástica, por vezes, torna-se a única alternativa. Entretanto, o uso da Radiofrequência Microagulhada com Agulhas (RFPM), MMP e laser de CO2 têm mostrado resultados bastante satisfatórios na melhora da flacidez das pálpebras.

Intradermoterapia

Técnica de aplicação de substância diretamente na derme, através de agulhas finas e curtas. Tratamento bastante utilizado para melhorar flacidez corporal, celulite e alguns tipos de alopécias (queda de cabelo). Geralmente, necessita de 5-10 sessões com frequência semanal ou quinzenal.

Gordura Localizada / Papada

A gordura localizada ocorre geralmente na região abdominal, papada e glúteos. A herança genética, alimentação rica em carboidratos e distúrbios hormonais são as principais causas destas alterações. A prática de atividade 􀄰sica aeróbica é a principal estratégia de tratamento para combater a gordura localizada. Entretanto, caso você persista com áreas de gordura localizada pequenas e de di􀄰cil eliminação, procure um médico dermatologista que ele pode te esclarecer sobre um tratamento com capacidade destruir células de gordura em áreas localizadas. O ácido desoxicólico é uma agente lipolítico, ou seja, destrói células de gordura, conseguindo eliminar aquela gordurinhas indesejáveis. Vale salientar que o ácido desoxicólico não está indicado em pacientes que desejam perder peso e não pode ser utilizado em áreas com cirurgia prévia. A aplicação deve ser realizada a cada 4 semanas, geralmente são necessárias 4 sessões. O pós- procedimento geralmente é doloroso e com edema, que resolve-se dentro de 5-7 dias.

Flacidez e celulite

A flacidez e celulite são queixas bastante frequentes no sexo feminino. A causa exata da celulite não está completamente definida, mas acredita-se que a ação hormonal feminina, associada aos maus hábitos alimentares, sedentarismo e má circulação local são fatores relevantes. A flacidez está bastante associada ao caráter genético, alimentação inadequada e perda de peso / efeito “sanfona”. Algumas possibilidades terapêuticas têm trazido respostas satisfatórias no tratamento destas alterações. Dentre elas, pode-se destacar o uso de bioestimuladores ( ácido L-polilático e Hidroxiapatita de cálcio), que tendem a melhorar flacidez e celulite, através do es􀆡mulo de colágeno local. Outra opção terapêutica é a mesoterapia, que possui algumas substâncias com ação liporedutora e vasotônica, IPCA/Microagulhamento, para es􀆡mulo de colágeno e melhora da circulação. Consulte um dermatologista para saber qual é o tratamento mais indicado para você. Vale salientar que hábitos de vida saudáveis são essenciais para manutenção da resposta ao tratamento.

Proliferação de Colágeno / Bioestimuladores

Bastante utilizado por pessoas que não querem alterar volume facial, mas querem melhorar a firmeza da pele. Os bioestimuladores entraram na terapêutica dermatológica para induzir intensamente a proliferação de colágeno. Duas substâncias podem ser injetadas atualmente para esta finalidade, o ácido L-polilático e a Hidroxiapatita de cálcio. O mecanismo de ação dos produtos consiste na indução do corpo em produzir um novo colágeno a partir deste es􀆡mulo. Pode ser aplicado tanto na face quanto no corpo, para melhorar flacidez, principalmente após gestação. Os resultados são observados após cerca de 3 meses da aplicação. Geralmente são necessárias 1-3 sessões.

Microinfusão de Medicamentos pela Pele (MMP)

Técnica desenvolvida e executada por dermatologistas para promover infusão de microdoses de substâncias na pele, capazes de promover ação direta no local de aplicação do produto. É amplamente empregada para tratamento de alopécia androgenética ( calvície) masculina e feminina, melasma, rejuvenescimento, queloide e leucodermias ( pequenas manchas brancas em áreas de exposição solar). A depender da patologia, são necessárias de 1-4 sessões com intervalo de 3-4 semanas entre elas.

Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA)

A Indução Percutânea de Colágeno por Agulhas (IPCA) ou Microagulhamento é um tratamento excelente para quem deseja tratar cicatrizes de acne, estrias, melasma, envelhecimento da pele, poros dilatados, estrias e queda de cabelo . Neste procedimento, pequenos orifícios são produzidos na pele para estimular a vasodilatação local e a produção de colágeno, conseguindo, desta forma, restaurar a pele danificada. Quanto maior o tamanho da agulha, mais profundo é o tratamento e maior a produção de colágeno. Em alguns casos, por vezes, o médico dermatologista poderá realizar infiltração de anestésico para melhorar o conforto do paciente. Pode ser realizado em pacientes com fototipos mais altos e necessita de pouco tempo de recuperação.

Toxina Botulínica

Os movimentos faciais podem levar aos sinais mais comuns de envelhecimento, as chamadas rugas dinâmicas, aquelas que aparecem quando a face está em movimento. Uma das formas mais rápidas e seguras de amenizá-las é através da aplicação de toxina botulínica. Dependendo de fatores como genética, tipo de pele, exposição solar e tabagismo, algumas pessoas costumam apresentar rugas mais cedo. A administração da toxina botulínica pode ser feita aos primeiros sinais de linhas de expressão, que costumam aparecer por volta dos 25 anos. A musculatura de cada paciente deve ser cuidadosamente avaliada pelo médico dermatologista, pois cada padrão de contração é individual. Caso não seja tratada precocemente, as rugas de movimento podem tornar-se fixas, dificultando sua eliminação. A durabilidade da toxina possui variabilidade individual, mas geralmente dura em torno de 4-6 meses.